Tintas









Impermeabilização na construção civil: o que fazer para não errar


Paredes descascando, emboloradas e com mau cheiro acabam com o visual de qualquer ambiente, além de serem um risco ao imóvel e à saúde dos seus moradores. Se você tem esse problema na sua casa ou está construindo e quer preveni-lo, chegou a hora de investir na impermeabilização.

Mas, para obter bons resultados, é preciso levar em conta alguns pontos importantes — qual produto utilizar, como e quando aplicar, quantas demãos são necessárias etc.

Pensando nisso, reunimos neste post 4 dicas infalíveis para você não errar na impermeabilização do seu imóvel. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

1. Corrija as infiltrações

Antes de aplicar um produto para impermeabilização, é necessário corrigir as infiltrações que deram origem às manchas e bolores. Ignorá-las pode causar problemas ainda maiores no futuro e comprometer até mesmo a estrutura do imóvel.

As infiltrações geralmente são decorrentes de tubulações com vazamento, defeitos na descarga e água das chuvas.

2. Escolha o tipo certo de impermeabilização

Na construção civil, a impermeabilização é classificada em dois tipos, de acordo com possibilidade de as partes construtivas sofrerem fissurações ou não. Veja a seguir quais são eles e faça a escolha correta.

Impermeabilização rígida

Utiliza aditivos químicos e agregados para impermeabilizar as superfícies. É indicada para locais não sujeitos à fissuração e a variações de temperatura, como subsolos, piscinas enterradas e galerias.

Impermeabilização flexível

É feita com produtos compostos por elastômeros e polímeros, que podem ser moldados no local (membranas) ou pré-moldados (mantas). Ideal para locais sujeitos à fissuração e a variações de temperatura, como lajes, paredes, coberturas e pisos.

3. Utilize produtos adequados

Cada superfície a ser protegida requer uma solução diferente. Mas, em geral, recomenda-se optar por produtos que atendam à norma técnica da ABNT referente a projetos de impermeabilização (NBR 9575:2010). Confira a seguir as principais opções disponíveis no mercado.

Argamassa polimérica

Indicada para áreas frias e molhadas, como piscinas, poços de elevadores, reservatórios de água e subsolos. Contém cimento, agregados, polímeros e aditivos que formam um revestimento.

Calafetador

Utilizado para o preenchimento de juntas internas e externas, verticais e horizontais, e vedação de caixilhos.

Emulsão acrílica

Ideal para superfícies expostas, sujeitas à ação de intempéries, como paredes, marquises, lajes e coberturas. Possui base acrílica com elastômero, que formam uma membrana flexível.

Emulsão asfáltica

Produto monocomponente indicado para áreas frias, terraços e lajes.

Hidrogufante e hidrorrepelente

Ideais para fachadas de pedras, telha cerâmica, cerâmica porosa e tijolo e concreto aparentes. Contêm materiais que repelem a água.

Manta asfáltica

Composta por asfalto modificado com polímeros, é indicada para lajes planas ou inclinadas, piscinas, reservatórios de água, floreiras e áreas frias.

3. Aplique os produtos corretamente

Para garantir a eficácia da impermeabilização, é necessário aplicar os produtos corretamente, de acordo com os rótulos das embalagens e boletins técnicos dos fabricantes.

As emulsões acrílicas, por exemplo, geralmente requerem três demãos. A primeira tem função seladora; a segunda, impermeabilizante e a terceira, de acabamento (pintura final). Já as emulsões asfálticas devem ser aplicadas a frio e necessitam de proteção mecânica.

4. Consulte um especialista

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de impermeabilização, o ideal é consultar um profissional especializado no assunto. Ele saberá indicar quais os melhores produtos e procedimentos para o seu imóvel.

Assim, com estas 4 dicas, é possível proteger sua casa das manchas e bolores causados pelo excesso de umidade. Depois de corrigir as infiltrações, basta escolher o tipo certo de impermeabilização, utilizar produtos adequados e aplicá-los corretamente, sempre com o auxílio de um profissional especializado.

Gostou deste conteúdo sobre impermeabilização na construção civil? Então siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!



Data: 12/09/2019


Compartilhar: