Tintas









Tinta à base de óleo de soja é usada para impressão gráfica


Há uma estimativa que aproximadamente 50 milhões de litros de óleo de soja são usados para composição de tintas gráficas no mundo. Nos Estados Unidos, a tinta preta à base de óleo de soja representa entre 10 e 15% do mercado, enquanto que a tinta colorida à base de óleo de soja equivale a cerca de 30%.

A primeira tinta formulada à base de óleo de soja usada com sucesso para a impressão de um jornal foi com a Gazeta de Iowa, em 1987. Segundo levantamento recente, mais de 90% dos jornais americanos utiliza alguma tinta colorida à base de óleo de soja. O óleo de soja, que é usado como veículo fluído na composição da tinta, representa entre 10 e 35% da composição total da fórmula do produto.  No processamento da tinta gráfica colorida, quando o óleo de soja é utilizado como parte ou se constitui no próprio veículo fluído, utiliza-se menor quantidade de pigmentos. Isso reduz o custo da formulação da tinta, já que os pigmentos coloridos são os ingredientes de maior custo na fórmula das tintas. Por outro lado, no caso das tintas pretas, isso não ocorre porque o pigmento preto de carbono é mais barato. Atualmente, o óleo de soja é mais barato do que os óleos derivados do petróleo, frequentemente utilizados nas formulações.

Devido às pressões mundiais por proteção ambiental, os suplementos mundiais de óleos minerais derivados de petróleo têm crescido pouco, porque no seu processo de refino são usados solventes orgânicos altamente poluentes.

A tinta à base de óleo de soja foi desenvolvida para reduzir as emissões de compostos voláteis formados durante o processo de impressão. Este apelo de proteção ambiental é a principal vantagem da tinta à base de óleo de soja. Além disso, existe a questão econômica, pois com a substituição da tinta à base de óleo mineral pela tinta à base de óleo de soja, não é necessário instalar equipamentos para controlar a poluição.

Os equipamentos utilizados para impressão com tintas à base de óleo mineral podem ser utilizados para a impressão utilizando a tinta à base de óleo de soja. Outras vantagens são o tempo de secagem dessa tinta, que é muito menor do que o das tintas à base de óleo mineral, e o manuseio de material impresso com tinta à base de óleo de soja, como por exemplo, os jornais, não apresenta aquele inconveniente de manchar as mãos. Além de todas as vantagens apresentadas, a tinta de impressão à base de óleo de soja é ecologicamente correta.




Compartilhar: